Gestão de Compras e Aprovisionamento - online
Apresentação do Curso
Cada vez mais a função Compras é uma actividade crucial para as empresas que procuram atingir maior competitividade através de processos de compra de excelência. A forma da compra, como se compra, quando se compra e o custo da compra são factores que podem fazer a diferença quando as empresas se encontram muito pressionadas nos seus processos de produção ou de venda. Um processo de compras defeituoso ou não optimizado, uma selecção inadequada de fornecedores podem conduzir à produção de bens sem a qualidade necessária, fora de tempo ou com um preço excessivo. É por isso importante também compreender o relacionamento da função Compras com outras funções presentes na Cadeia de Abastecimento (Supply Chain).
A actividade de compra vai implicar o aprovisionamento de bens e levantar novos problemas para as empresas: como armazenar, com que recursos, a que custo? Más opções vão pressionar o preço final dos produtos e retirar competitividade às empresas.
Durante o Curso, os formandos aprendem os principais conceitos, princípios e práticas da gestão de compras e aprovisionamento e da negociação, devendo alcançar os seguintes objectivos:
(1) Compreender o papel da função Compras no seio da Cadeia de Abastecimento;
(2) Compreender o propósito e os modos de inter-relacionamento interno e externo da função compras;
(3) Identificar os factores críticos na definição de uma estratégia de compras;
(4) Estabelecer um modo de processo de compras;
(5) Avaliar os fornecedores, utilizando ferramentas adequadas;
(6) Estabelecer a relação entre compras e aprovisionamento;
(7) Identificar os métodos e as dificuldades que se colocam na armazenagem;
(8) Identificar os custos presentes na armazenagem e o modo de aumentar a sua rentabilidade;
(9) Conhecer os conceitos e processos presentes numa negociação.
A quem se destina
O Curso é dirigido a quadros superiores e intermédios de empresas e instituições que necessitem de operar na cadeia de abastecimento na área das Compras, nomeadamente:
- Responsáveis e adjuntos da função Compras
- Responsáveis e adjuntos da função Aprovisionamento
- Quadros que seleccionam, negoceiam e interagem com fornecedores
- Profissionais que pretendem evoluir para desempenhar funções na área de Compras e Aprovisionamento
- Profissionais que, tendo um relacionamento importante com as Compras, pretendem compreender melhor o processo e as respectivas funções
Principais benefícios
- Conhecimento integrado dos conceitos, processos e práticas das funções Compras e Aprovisionamento e, complementarmente, das etapas da negociação
- 100% online
- Gestão integral do tempo pelo formando durante a frequência do Curso
- Interacção com o Formador e participantes para debate de ideias e esclarecimento de dúvidas
- Certificado de Formação Profissional
Modo de funcionamento
O Curso de Gestão de Compras e Aprovisionamento está disponível para frequência durante um período de 30 dias.
Na 1ª semana estarão disponíveis as lições dos módulos 1 a 5, correspondentes à introdução ao supply chain e à gestão das compras. A partir da 2ª semana e até final estarão disponíveis todas as lições do Curso.
Os módulos são constituídos por vários vídeos, com o máximo de 14 minutos, com a exposição das lições pelo formador. No final de cada vídeo o formando avalia a consolidação de conhecimentos respondendo a questionários com 3 a 5 perguntas. No final de alguns dos módulos o formando terá a oportunidade de realizar pequenos trabalhos de análise de casos, a serem revistos e comentados pelo formador.
No final, a avaliação será efectuada através de um teste sobre toda a matéria leccionada.
Programa
O Curso Gestão de Compras e Aprovisionamento é composto por 12 módulos a que correspondem 12 lições que fazem uso de vários recursos de aprendizagem, tais como vídeos, slides, artigos, testes, exercícios (trabalhos). No final, um teste global avaliará o conhecimento dos formandos.
Módulo 1 - Introdução ao Supply Chain Management (SCM)
Este módulo faz uma breve introdução ao Curso e aborda as funções da supply chain na estratégia da Empresa e os sub-processos associados. No final, o formando compreenderá o que é a gestão da cadeia de abastecimento e como está articulada.
Tempo para completar: 2h30
4 vídeos de lição (total de 45 minutos), 3 mini-testes, 1 vídeo temático, 1exercício sobre SCM (trabalho)
Módulo 2 - Introdução à Gestão de Compras
O módulo foca-se no papel das compras na cadeia de abastecimento, os seus objectivos, principais categorias, e termina com uma análise de risco e o código de conduta.
Tempo para completar: 2h30
6 vídeos de lição (total de 65 minutos), 5 mini-testes, 1exercício sobre política de compras sustentável (trabalho)
Módulo 3 - Estratégias de Compras
Este módulo aborda os impactos na reputação das marcas e na competitividade das empresas e os tipos de mercado. No final, os formandos saberão relacionar a actividade das compras com os principios da qualidade total, o seu impacto na competitividade das empresas e as estratégias a adoptar face às condições do mercado.
Tempo para completar: 2h10
5 vídeos de lição (total de 52 minutos), 4 mini-testes, 1exercício sobrea função compras (trabalho)
Módulo 4 - Processo de Compras
O foco do módulo são as condicionantes do processo de compras, a sellecção d efornecedores e o fluxo de actividades. No final, os formandos serão capazes de desenhar um processo de compras tendo em atenção as condicionantes presentes.
Tempo para completar: 2h
5 vídeos de lição (total de 61 minutos), 5 mini-testes
Módulo 5 - Avaliação de Fornecedores
O módulo centra-se no conceito de "vendor rating". No final os formandos estão aptos a construir uma matriz (ou grelha) de avaliação e selecção de fornecedores.
Tempo para completar: 2h
2 vídeos de lição (total de 24 minutos), 1 mini-teste, 1exercício sobre construção de grelha de avaliação (trabalho)
Módulo 6 - O Aprovisionamento
Este módulo inicia o tema do aprovisionamento e introduz a função de armazenagem e os diversos tipos de armazéns.
Tempo para completar: 1h
6 vídeos de lição (total de 27 minutos), 2 mini-testes
Módulo 7 - Actividades desenvolvidas na armazenagem
O módulo detalha os processos e actividades da armazenagem. No final os formandos conhecerão as principais estratégias e boas práticas para as diversas actividades do armazém, incluindo o conceito de stock de segurança.
Tempo para completar: 2h30
5 vídeos de lição (total de 66 minutos), 5 mini-testes
Módulo 8 - Os RH na gestão de armazéns
Este módulo dá a conhecer o papel do gestor de armazém, as atribuições e responsabilidades dos membros da equipa e o modo de os gerir.
Tempo para completar: 1h15
3 vídeos de lição (total de 38 minutos), 3 mini-testes
Módulo 9 - Cálculo de Custos, Custeio e Rentabilidade da armazenagem
Este módulo aborda os principais custos presentes numa operação de armazenagem, o modelo de custeio aplicável e a análise de rentabilidade. No final os formandos serão capazes de relacionar as diversas variáveis presentes numa análise de rentabilidade, designadamente a quantidade, o número, e o prazo económico de encomendas.
Tempo para completar: 2h15
3 vídeos de lição (total de 35 minutos), 3 mini-testes
Módulo 10 - Definição de Negociação
O módulo começa por abordar a definição do conceito de negociação, quais os elementos fundamentais duma negociação e a importância da credibilidade dos intervenientes.
Tempo para completar: 1h30
4 vídeos de lição (total de 47 minutos), 4 mini-testes
Módulo 11 - O processo negocial
Este módulo detalha o ciclo processual duma negociação e as estratégias possíveis para negociar. No final do módulo, os formandos terão um conhecimento geral sobre os comportamentos que deverão ser seguidos nas diversas fases do ciclo negocial.
Tempo para completar: 1h30
3 vídeos de lição (total de 40 minutos), 3 mini-testes
Módulo 12 - Principais erros na negociação
O último módulo foca os principais erros a evitar numa negociação.
Tempo para completar: 0h45
1 vídeo de lição (total de 12 minutos), 1 mini-teste
Summing up!
1 vídeo (4 minutos)
Teste final
Teste de avaliação composto por questões que abordam toda a mtéria leccionada- 2h
Nota: os tempos para completar as actividades são estimativas do tempo dispendido pelo formando no módulo e dependem do seu ritmo
Quem é o Formador
Paulo Pereira é Consultor Sénior do Grupo Logistema para as áreas da Logística e dos Transportes, tem mais de 20 anos de experiência em formação profissional.
É Licenciado em Transportes pelo ISTP e tem uma pós-graduação em Gestão do Transporte Rodoviário de Mercadorias e Logística, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) . Possui o Certificado de Competências Pedagógicas de Formador.
Para além do curso de Gestão de Compras e Armazenamento, Paulo Pereira também lecciona outros cursos enquadrados na Gestão da Cadeia de Abastecimento (Supply Chain Management), tais como Gestão de Armazéns, Gestão de Stocks, Gestão de Tráfego, entre outros.
Tem ainda uma grande experiência de operação e formação nos países africanos de língua oficial portuguesa.
Como inscrever no Curso
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