História
A história da LOGISFORMAÇÃO traduz a evolução da formação em transportes, em Portugal.
Fundada em 1999, a LOGISFORMAÇÃO pretendeu dar resposta a uma necessidade de formação na área dos transportes, particularmente dirigida aos profissionais com funções de âmbito operacional.
O Eng. Ricardo Félix, Sócio Fundador, identificou a necessidade de formação de profissionais em áreas operacionais no âmbito do transporte e logística. Anos mais tarde, o Dr. Francisco Costa Lopes integra a LOGISFORMAÇÃO, como Sócio, tendo dado continuidade e dinamismo ao objectivo de contribuir para o melhor desempenho dos Recursos Humanos ao nível dos processos em que actuam e das funções exigidas.
Primeira entidade formadora licenciada pelo IMT, IP para monitorizar cursos de obtenção do CAM (Mercadorias)
Para o exercício da profissão de motorista de determinados veículos pesados de transporte rodoviário de mercadorias, para além da carta de condução, é obrigatória a Carta de Qualificação (CQM), a qual é emitida mediante a apresentação do Certificado de Aptidão para Motorista (CAM).
Na sequência da publicação do Decreto - Lei nº 126/2009 de 29 de Maio, relativo à qualificação inicial e à formação contínua dos condutores de determinados veículos rodoviários de mercadorias e de passageiros, a LOGISFORMAÇÃO foi a primeira entidade formadora licenciada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes I.P. (IMT) para monitorizar cursos de obtenção do CAM (Mercadorias). Desde 28 de Maio de 2010 que tem vindo a formar motoristas cumprindo com a legislação em vigor.
Certificação ADR
Posteriormente, a LOGISFORMAÇÃO foi reconhecida como entidade formadora para o desempenho das funções previstas no Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada (ADR) e na correspondente regulamentação nacional, o que compreende a leccionação dos cursos iniciais e de reciclagem nos domínios Base – Inicial e Reciclagem e Cisternas – Inicial e Reciclagem.
Operadores de Empilhadores e outras Máquinas (Meta)
No âmbito do Decreto - Lei nº 50/2005 de 25 de Fevereiro, que estipula que "os equipamentos de trabalho automotores só podem ser conduzidos por trabalhadores devidamente habilitados" - Artº32, nº1, a LOGISFORMAÇÃO propôs-se atribuir o Certificado de Operador de Empilhador a quem frequentasse a formação em empilhadores e outras máquinas. Sendo uma empresa devidamente certificada pela DGERT, o certificado é válido perante a lei em vigor.